Vinícola2019-06-25T15:20:19-03:00

VINÍCOLA
MALACARNE

A empresa SOCIEDADE DE BEBIDAS MALACARNE LTDA foi fundada em 1987 pelos sócios Adilo Malacarne e seus três filhos Gilmar, Gilberto e Moacir Malacarne. Desde então vem atuando no mercado de vinhos a granel, comercializando anualmente em torno de 9 milhões de litros, fornecendo para diversos engarrafadores de praticamente todos os estados brasileiros.

A empresa elabora anualmente cerca de 4 milhões de litros de vinhos de mesa com variedades de uvas americanas e híbridas. Aproximadamente 90% desta produção são de vinhos tintos e 10% de vinhos brancos, e 2 milhões de litros de suco integral.

Seguindo a tendência de evolução do mercado brasileiro de vinhos, a empresa lançou no início de 2008, a marca de vinhos de mesa “COLHEITA DO SUL ” nas versões Tinto Seco, Tinto Suave, Branco Seco e Branco Suave, nas apresentações de 750 ml, 1 L e garrafões de 4,5 L . Também lançou o Suco de Uva Bordo.

O controle de qualidade inicia ainda no cultivo da videira. As uvas cultivadas em vinhedos próprios representam 30% da produção total de vinhos, sendo que os 70% restantes da matéria-prima são adquiridos de mais de 100 famílias de agricultores da região.

Características da Região: A Serra Gaúcha é parte do planalto meridional e está inserida na região da serra do Nordeste do Rio Grande do Sul (latitude de 29ºs). É uma região montanhosa marcada pela presença do Rio das Antas, com altitudes que em geral variam de 400 a 800 metros . Entretanto, o cultivo da videira concentra-se em altitudes de 400 a 600 metros . A rocha-mãe é o basalto e o solo é argilo-arenoso. O clima é temperado do tipo sub-tropical, mesotérmico úmido. Os verões são amenos e úmidos. É uma região constituída por pequenas propriedades agrícolas, sendo que cada viticultor cultiva em média 3 hectares de vinhedo. Hoje a maior parte da produção de uvas do Rio Grande do Sul concentra-se na Serra Gaúcha